Quantos amigos você tem?
Ter audiência em redes sociais é importante para as marcas, já que mostra o alcance que suas mensagens podem ter, mas representa também um desafio. "Quanto maior a audiência de uma marca, mais difícil é de engajar", diz Wagner Martins, sócio e diretor da área de planejamento da Espalhe.
A agência lançou recentemente o
Index Social, um índice que mensura a evolução de audiência e engajamento das marcas no Facebook, Twitter e YouTube no Brasil. Seguindo a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas, a ferramenta monitora cerca de 320 marcas e, para calcular o índice, leva em conta as que detêm 80% da audiência nas três plataformas a cada dia.
A Claro figura no topo do ranking de audiência em setembro e continua liderando. Já Brahma Futebol Rio, apesar de aparecer só em sétimo quando se fala em audiência, foi o que mais engajou no período no Facebook e Twitter, ou seja, que teve maior quantidade de "likes", comentários, mentions e retuítes. Veja ao lado as 5 primeiras em audiência.